Gastroplastia Endoscópica

Também conhecida como Endossutura Gástrica, esta técnica disponível no Brasil desde 2017 vem sendo realizada em muitos países com bons resultados com baixos índices de complicações.

Não deve ser comparada à uma Cirurgia Bariátrica, nem com relação aos riscos e indicaçõese nem mesmo com os resultados. Trata-se de mais uma ferramenta disponível para o tratamento da obesidade. Neste método será apenas feita uma sutura entre as paredes gástricas, reduzindo seu volume, havendo apenas o efeito restritivo e não o desabsortivo.

Não há impedimento de eventual futura gastroplastia cirúrgica caso haja falha deste método, mas nem todo cirurgião aceitará ou se sentirá apto a realizar a cirurgia neste caso.

Orçamento Gastroplastia Endoscópica

Receba seu orçamento na hora de forma automática

Só te chamaremos caso você solicite

Como funciona:

O equipamento é composto por uma agulha e fios de sutura conectados ao aparelho de endoscopia e controlado pelo médico endoscopista que promove uma redução do volume gástrico em torno de 50 %, levando a uma restrição na entrada da comida, um esvaziamento mais lento e promovendo uma sensação de saciedade mais prolongada. Em mãos hábeis de um endoscopista treinado, pode ser executado em curto tempo (60 a 90 minutos).

 

Indicação

Pode ser indicado para pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 35, onde não há indicação de cirurgia bariátrica ou com IMC superior a 35 que se encaixe na indicação da cirurgia e que, no entanto, querem ou não podem operar. Para estes pacientes sugerimos que passe antes com um Cirurgião Bariátrico para receber o máximo de informação possível e que o paciente possa tomar sua decisão sem viés.

Outra possibilidade em sua utilização é naqueles pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica prévia à Bypass e tiveram reganho de peso podendo ou não ser associado ao Plasma de Argônio (técnica de TORe – “Transoral Outlet Reduction”).

O que precisa:

Além dos exames pré operatórios, é obrigatória a consulta com Nutricionista que orientará na dieta de adaptação (como ocorre no pós operatório da bariátrica com 41 dias de dieta líquida, cremosa, pastosa e branda) e também será responsável pela dieta da educação alimentar.

Também exigimos passagem prévia com carta de liberação de um Psicólogo.